terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Como será o jornalista 2.0

Caríssimos, aqui vão todos os links (e mais alguns) que abordei na aula de história da imprensa e que podem ser úteis para todos. Estudá-los (também recomendo inscreverem-se nas newsletters do Poynter Institute e da Knight Foundation) pode ser um programa de férias muiiiiiito proveitoso para a carreira de vocês.


1) Vídeo introdutório (imperdível)

http://www.youtube.com/watch?v=sIFYPQjYhv8


2) Jornalismo 2.0 (fonte: livro "Grown up digital", Dan Tapscott)

· Jovens leitores não aceitam pagar por informação

· Jovens leitores não aceitam esperar até o dia seguinte para se informar

· Jovens leitores querem interatividade, participar e discutir as pautas dos jornais e revistas

· Cresce o jornalismo cidadão – a fonte ganha voz e divulga seu próprio texto/fotografia

· Diferenças entre TV, rádio, txt e web vão desaparecer


3) Jornalista multimídia - habilidades que serão exigidas

* Conhecimento das técnicas da reportagem assistida por computador (RAC - ver mais abaixo)

* Domínio do texto noticioso
* Possuir um blog e escrever de forma não padronizada neste blog
* Comunicar-se e informar-se por twitter
* Saber fotografar e usar photoshop
* Saber produzir e inserir um posdcast
* Dominar as técnicas de videofilmagem/videoedição/vídeoapresentação
* Saber usar os programas de diagramação
* Conhecimentos básicos de design de site/saber montar um
* Familiaridade com mídias e marketing social/saber divulgar seu produto: a notícia
* empreendedorismo/inovação/capacidade de montar sua própria empresa/criar ou usar formas de ganhar dinheiro na web

4) Ver edição da Plug, revista do Curso Abril de Jornalismo, sobre como será o repórter 2.0
http://issuu.com/plug/docs/plug2009


5) Ver cópia do manual de redação do Huffington Post (pasta do curso na xerox)


6) Ver novas habilidades que serão exigidas para o jornalista –

http://mashable.com/2009/12/09/future-journalist/

http://mashable.com/2009/06/19/teaching-social-media/

http://knightcenter.utexas.edu/blog/?q=en/node/5955

http://www.slideshare.net/jdlasica/the-new-journalist-in-the-age-of-social-media

http://www.fastcompany.com/blog/kit-eaton/technomix/blogging-dead-long-live-journalism]


7) Manuais de redação em mídias sociais para jornalistas

http://mashable.com/2009/09/18/facebook-journalism-columbia/

http://mashable.com/2009/11/11/twitter-media-landscape/

http://mashable.com/2009/08/03/facebook-journalism/

http://mashable.com/2009/05/14/twitter-journalism/

http://mashable.com/2009/11/17/youtube-direct/


8) Aprendizagem

* RAC – Reportagem assistida por computador

http://www.slideshare.net/cintiaenathalia/trabalho-rac

http://toledol.com.br/about/

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas todo ano abre o processo de seleção para o curso gratuito Introdução à Reportagem com Auxílio do Computador (RAC). O treinamento é ministrado pelo coordenador de cursos e projetos da Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos (Abraji), José Roberto de Toledo, que também ministras aulas presenciais (informar-se no blog dele e no site da Abraji.

O curso tem duração de quatro semanas intensivas e os participantes dedicam em média 10 horas semanais a ele. São vistos tópicos como técnicas de pesquisa na Internet, como utilizar melhor as capacidades de ferramentas de pesquisa, uso de planilhas eletrônicas aplicadas ao jornalimo, organização, filtragem e cálculo de dados, introdução ao banco de dados e a ferramentas gratuitas e pagas. É esperado que os participantes façam exercícios semanais sobre os tópicos do curso e participem de discussões em fóruns. Para participar, é necessário também ter acesso à internet com boa conexão e ao programa Excel.

9) Knight Foundation

http://knightcenter.utexas.edu/blog/?q=pt-br/node/4915


10)Poynter Institute

11) Ferramentas para montar seu site de notícias
Starting your news website: A checklist for students and mid-career beginners
Here is a check-list of technical tools that you’ll need to get a basic, one-person news site on the Web, to lay a foundation for future expansion and success:

http://www.cyberjournalist.net/starting-your-news-website-a-checklist-for-students-and-mid-career-beginners/


12) Links importantes

* ohmynews - jornal coreano totalmente feito por amadores

* Sports Ilustrated (como serão as revistas no futuro próximo)
http://www.youtube.com/watch?v=ntyXvLnxyXk&feature=player_embedded

* Site Rio Show

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/12/10/rio-show-estreia-novo-site-915146198.asp

* Comunidade O livreiro
* Eu Repórter/O Globo


12) Política

* Blog do Noblat

* www.mybarakobama.com

* Site do grupo Jewish for Peace

* Blog de Bagdá


13) Novidades que ainda estão pintando na área

a) Realidade aumentada

http://mashable.com/2009/11/09/esquire-augmented-reality-2/

http://www.fastcompany.com/magazine/140/augmented-reality-swoops-in.html?page=0,1&partner=homepage_newsletter


b) UStream Live (http://www.ustream.tv/discovery/live/all): essa é uma plataforma de exibição de vídeo, mas a novidade é que agora, é possível transmitir sua vida ao vivo, a partir de uma webcam ou do iPhone. Vc está em qualquer lugar e quer mostrar o que está fazendo, ao vivo, para todo mundo. Pode fazer isso. Cada usuário vira um broadcaster, transmitindo ao vivo o que quiser. A transmissão é acessável através de um link que o usuário manda para os outros. Na página do UStream Live há integração com ferramentas de rede social, para compartilhar o que está sendo exibido. Vi alguns vídeos lá, ao vivo. As TVs estão no UStream, mas o mais interessante, evidentemente, é ver o que pessoas comuns estão fazendo dentro do UStream.

c) Living Stories: essa é uma novidade que está no Google Labs. A gente está pesquisando literatura, mas a questão da narrativa está na ordem do dia de todo mundo, inclusive dos jornais e do Google, que fizeram essa parceria no Labs. Em parceria com o NYT e o Washington Post, o Google criou um produto para narrar histórias na web, porque o que está disponível hoje nos sites de informação, em geral, é a notícia contada do mesmo jeito que estaria no jornal, apenas com uns hiperlinks que a tornam um pouco mais atraente. Um jeito de narrar na web não foi encontrado ainda. Nesse sentido, essa parceria tenta apontar para um formato de "escrita" na web, um formato de contar histórias na rede, de um jeito que a rede comporta e que o jornal, não.

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/12/09/google-new-york-times-washington-post-querem-renovar-forma-de-apresentacao-de-noticias-online-915119247.asp

d) Web 3.0 em 3D

If Web 1.0 was all about companies selling stuff to you, and Web 2.0 is about information sharing and user-participation, then what's Web 3.0 going to be? It might be a whole new angle on browsing, for one: In three dimensions.

You're probably reading this Web page on a flat screen. The text and graphics of the site are pretty much like a digital magazine with linear flowing text that shapes around embedded photos and flat-rendered imagery distributed around the page. And just about any page you surf off to elsewhere on the Web will have pretty much the same format. Yet when the work day is over and you boot up World of Warcraft (or pretty much any modern game) you immerse yourself in a rich graphical environment that is more visual than text-based, and has representative 3-D image rendering. Why isn't the Web experience a bit more like this? Well, it might be one day soon.

http://www.fastcompany.com/blog/kit-eaton/technomix/todays-vision-tomorrow-web-30-3-d

e) Jornalistas substituídos por algorítimos
http://www.fastcompany.com/blog/kit-eaton/technomix/automated-aol-news-heralding-future-online-news-writing?partner=homepage_newsletter

f) Google wave
http://mashable.com/2009/11/22/news-media-google-wave/

Nenhum comentário:

Postar um comentário